“Todos juntos vamos, pra frente Brasil, salve a seleção”. Se você ainda não conhece essa música, pergunte para o seu pai. No ano de 1970 essa canção inspirava os torcedores brasileiros durante o tricampeonato mundial, no México. Com esse espirito de união que a música exalta, todos os brasileiros deixam seus times de lado para torcer juntos pela seleção. Este ano a Copa do Mundo será na África do Sul e com a participação de 736 jogadores, separados em 32 equipes. Mais uma vez o Brasil é um dos favoritos, ao lado de Espanha, Itália, Alemanha, Inglaterra e nossos rivais, a Argentina. Juntas, essas seleções já levantaram a taça de campeão mundial 15 das 18 vezes em que a competição ocorreu.
A Copa do Mundo começa muito antes do que é falada. Durante dois anos, mais de 200 países disputam a fase classificatória para o torneio. Dessa disputa, são conhecidos os 32 países que disputam a fase final, organizada de quatro em quatro anos em um evento para se conhecer a melhor seleção do mundo.
Os países que vão disputar o torneio esse ano são a África do Sul, Alemanha, Argélia, Argentina, Austrália, Brasil, Camarões, Chile, Coréia do Norte, Coréia do Sul, Costa do Marfim, Dinamarca, Eslováquia, Eslovênia, Estados Unidos, Espanha, França, Gana, Grécia, Holanda, Honduras, Inglaterra, Itália, Japão, México, Nigéria, Nova Zelândia, Paraguai, Portugal, Sérvia, Suíça e Uruguai. Elas foram divididas em oito grupos de quatro seleções dos quais se classificam duas de cada grupo para as oitavas-de-final.

Saiba Mais:
. Em apenas seis das 18 edições, o país organizador saiu como campeão.
. Das 18 Copas disputadas até hoje, 9 vezes a taça veio para a América do Sul e 9 vezes ficou na Europa.
. Em 18 edições, apenas sete seleções conquistaram o título da Copa do Mundo. (Brasil cinco vezes, Itália quatro, Alemanha três, Argentina e Uruguai duas vezes cada, e Inglaterra e França uma vez cada).
. Apenas duas seleções que estarão na África do Sul nunca disputaram outras Copas do Mundo, Eslováquia e Sérvia. As duas seleções estiveram presentes em outras Copas do Mundo como partes integrantes de outros países.
. Mesmo organizando a Copa do Mundo, o futebol não é o principal esporte da África do Sul. O Rugby é a preferência nacional.
. O país organizador tem que apresentar um mascote para a Copa do Mundo. Este ano, o mascote é o leopardo, conhecido como Zakumi. Na cultura sul-africana, o animal representa o povo, a geografia e o espírito local.
Essa matéria foi publicada no Jornal Estado de Minas do dia 13 de março, no caderno Gurilândia.