sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

Fifa deixe o futebol evoluir

Não é uma forma de provocar, o futebol é o esporte que eu pratico e amo. Mas é um dos poucos que não evolui, e não requer inteligência para ser praticado. Não só inteligência, como tecnologia. A Fifa barra tudo que visa atualizar as regras, ou diminuir polêmicas que são causadas por erros humanos. Não acredito que tenha que colocar um chip na bola, acho que isso pode até prejudicar os jogos, mas por que não colocar adotar o que é feito no Futebol Americano, os desafios?

Coloca-se uma televisão na mesa do quarto árbitro e cada técnico recebe um desafio por tempo, ou seja, em 90 minutos ele pode questionar a marcação da arbitragem duas vezes, sendo que ele mantém o direito caso esteja certo. Eu sei, como você faz para interromper o jogo. É um problema, mas acredito que menor que um erro grave. Outra mudança de regra seria o direito do treinador a pedir um tempo. Serve para ele armar uma jogada, ou mesmo corrigir o que fez errado, ou seja, melhora o jogo.

Não paro por aí. Com a evolução da condição física dos jogadores porque não diminuir a área de impedimento para o limite da grande área? E ainda porque quando uma bola que faz a curva por fora do campo o jogo não pode continuar? Isso é um recurso que o jogador tem, mas já que não é válido, pra que inventaram a Jabulani?

Um dia em conversa com vários amigos jornalistas, que também são apaixonados por futebol, falávamos de como é fácil uma pessoa se apaixonar com os esportes americanos (Basquete, Futebol Americano, Hóquei, entre outros). Tudo porque o jogo é muito mais que homens correndo como animais pela posse da bola, ou do disco. Cada um exige um nível de concentração, de inteligência de todos os seus participantes. Fora o equilíbrio que todas as equipes têm. Eu sei isso é impossível no futebol, mas porque não exigem dos times que eles trabalhem dentro de suas finanças, sem poder estourar a verba que tem? Só aí já equilibraria bastante e tornaria o futebol mais interessante.

E vocês o que acham que falta ao futebol para ser mais interessante?

3 comentários:

  1. Bom texto é muita coisa poderia mudar. Como por exemplo as regras para suspender jogador. O cara entra na maldade em um jogador, ele fica 8 meses parado, e o infrator leva só 3 jogos de suspensão, deveria ficar de fora o tempo que o outro também permanecer.

    Acho que 4 bandeirinhas, dois de cada lado pode melhorar, porque se um ta mal posicionado, outro pode estar em melhores condições para marcar.

    Em relação ao quarto árbitro com vídeo, um exemplo é o judô. Fica dois de cada lado, e um no centro, além de um quarto de fora de frente pro vídeo. É claro que os erros continuam do mesmo jeito, até porque o quarto árbitro só se manifesta se o juiz do centro tiver dúvidas e quiser a ajuda dele.

    Sobre os técnicos poderem pedir tempo eu não concordo. Acho que esfria o jogo e os jogadores. E a torcida não teria paciência com o jogando parando.

    Ah e acho que um jogador já substituído poderia voltar pro jogo se assim o treinador quissesse. Assim, poderia consertar um erro que cometeu com a substituição.

    Abraço

    ResponderExcluir
  2. Concordo com tudo isso...
    Na questão da arbitragem já que causa tanta polêmica a utilização do replay, pq n colocam mais juízes dentro de campo, dois principais, outros atrás dos gols. Pelo menos durante um tempo, uma fase de transição, até que o consenso aceite o replay. Se no volei que a quadra é pequena a quantidade é igual ou maior que a do futebol.
    As organizações como CBF e FIFA ficam centralizadas na mão de poucos, parecem máfias. Com o tempo estão perdendo a credibilidade, se o esporte não fosse tão amado no mundo todo, já teria se desvalorizado.

    ResponderExcluir
  3. Concordo Felipe. O problema é que o futebol é regido por uma gama de dirigentes com medo de perder as "rédeas". O exemplo mais próximo que temos é a CBF. Como Como inserir no futebol uma tecnologia que não irá trazer os lucros e bem feituras da CBF e seus "parceiros"? Complicado, muito complicado. Infelizmente, vamos ter que conviver ainda por muito tempo com os velhos e erros e complicações, principalmente com arbitragem.

    ResponderExcluir