quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

Esperança olímpica


Acho que esse post tem tudo para ser um dos melhores até agora. Como falei anteriormente, esse blog não é feito com o intuito de falar sobre futebol, mas também não é um assunto proibido. Então tentarei falar sobre coisas diferentes sobre futebol.

Depois de várias madrugadas acordado, acompanhando a Seleção Brasileira, no Campeonato Sul-Americano de Futebol Sub-20, pensei em escrever um post sobre os jogadores que tem idade olímpica (que completam, no máximo, 23 anos em 2012). O torneio que está sendo realizado no Peru distribui quatro vagas para o Campeonato Mundial da categoria, além de duas vagas para as seleções que representarão a América do Sul no torneio de futebol dos Jogos Olímpicos Londres’2012.

Com a ajuda do jornalista Humberto Siqueira e algumas pesquisas, formulei uma lista de 22 jogadores. Segue abaixo, a relação dos nomes, com a idade que terão no ano olímpico.

Goleiros
Neto (Fiorentina-ITA) - 23 anos
Renan Ribeiro (Atlético-MG) - 22 anos
Rafael (Cruzeiro) - 23 anos

Laterais
Rafael (Manchester United-ING) - 22 anos
Diego Renan (Cruzeiro) - 22 anos
Fábio (Manchester United-ING) - 22 anos

Zagueiros
Breno (Bayer de Munique-ALE) - 23 anos
Juan* (Internacional) - 21 anos

Meio-campo
Sandro (Tottenham-ING) - 23 anos
Casimiro* (São Paulo) - 20 anos
Paulo Henrique Ganso (Santos) - 23 anos
Giuliano (Dnipro Dnipropetrovsk-UCR) - 22 anos
Philippe Coutinho (Inter de Milão-ITA) - 20 anos
Douglas Costa (Shakhtar Donetsk-UCR) - 22 anos
Lucas* (São Paulo) - 20 anos
Wellington Silva (Arsenal-ING) - 19 anos

Atacantes
Neymar* (Santos) - 20 anos
André (Dínamo Kiev-UCR) - 22 anos
Alexandre Pato (Milan-ITA) - 23 anos
Alex Teixeira (Shakhtar Donetsk-UCR) - 22 anos
Alan Kardec (Benfica-POR) - 23 anos
Ciro (Sport Recife) - 23 anos

E não para por aí. Faltando um ano e cinco meses para a convocação do técnico Mano Menezes, ainda há muita chance de um novo craque despontar no Brasil. Fora que para a olimpíada inglesa ainda podem ser chamados três jogadores acima de 23 anos para se juntar aos meninos.

E você leitor, o que acha da lista? Acredita que dessa vez temos chance de conquistar o tão sonhado ouro?



(*) Jogadores que se destacam na Seleção Brasileira que disputa o Campeonato Sul-Americano de Futebol Sub-20, no Peru, e com isso têm chance de integrar a equipe olímpica.

4 comentários:

  1. Muito bom o tema. Realmente seria uma ótima Seleção. Mas, eu assisti 1996 e aquele Brasil era muito melhor do que esse, o que me deixa com o pé atrás. Mas futebol é futebol, tudo pode acontecer.

    ResponderExcluir
  2. Muito bem lembrado. Temos um meio campo de encher os olhos, tanto na marcação como na criação. A zaga deve ser reforçada com o Thiago Silva (Milan-ITA). Agora, não dá pra contar com o André (Dínamo Kiev-UCR). Putz, o cara é muito ruim e ainda figura a seleção principal. Fico me perguntando o pq. A resposta é seleção sub-23 e alguma coisa a mais né...
    Bom, agora é torcer na fase final do Sul-Americano. O Brasil tem um bom time para brigar pelas duas vagas na Olimpiada 2012.

    ResponderExcluir
  3. É uma boa seleção, porém, futebol é cheio de surpresas. Tem que ver se o Mano Menezes não vai inventar moda, e se convocar alguém com mais de 23 anos poderia ser o Robinho, jogando ao lado de Neymar e Ganso, e já são entrosados, acho que daria um bom "caldo". Primeiro tem que classificar no Sul Americano né, já chega 2004 que ficou fora das Olimpiadas.

    ResponderExcluir